Só enquanto eu respirar...


Esse é meu vô. Ele faleceu nessa sexta-feira, dia 13, mas isso não faz diferença. Essa é um das pouquíssimas fotos que tenho dele e com ele. Essa foi no último natal. 
Ele nunca foi um homem de muitas palavras e muitos sorrisos e quando eu era pequena eu tinha medo dele, sempre tão bravo e sério. Mas, eu cresci e aos poucos perdi o medo e restou só o amor, e o respeito. 
Eu lembro bem que, até os meus 7 anos de idade meu avô era alcoólatra, estava sempre bêbado e acho que era dai que vinha meu medo. Mas, certa vez, eu me sentei na calçada e fiquei olhando a rua, como sempre gostei de fazer e ele chegou com uma garrafa escondida. Ele a pegou e guardou entre uns arbustos que havia dentro da casa. Quando ele saiu, eu não sei o por quê, ou o que me fez fazer aquilo, mas eu simplesmente fui até o arbusto e peguei a garrafa. Eu a abri e joguei tudo que tinha dentro no chão. E depois senti medo. Muito medo. E fiquei esperando até ele sentir falta, o que não demorou muito. Quando eu o ouvi gritar eu corri pro banheiro, me escondi e chorei. Ele queria me bater. 
Minha mãe veio até a porta e pediu pra eu abrir. Com muito custo e depois de um pouco mais calma eu sai. Meu vô já não estava mais em casa. Tinha ido beber na rua, de raiva. E quando ele voltou, mais bêbado que antes, ele chorava. 
Eu nunca vou esquecer aqueles olhos azuis olhando pra mim, vermelhos e cheio de água.
Ele chorou, ele me abraçou e disse que eu era um anjo. 
Ele me abraçou e chamou todos os netos pra perto dele, e ali, bêbado como estava, ele nos disse "O vovô nunca mais vai beber.", e eu ri, eu e um dos meus primos, rimos e pensamos que ele falava aquilo da boca pra fora, afinal, ele era só um bêbado. 
Meu vô bebia muito e fumava também. E depois disso, ele nunca mais colocou uma gota de álcool na boca. Ele nunca mais acendeu um cigarro. E o meu medo por ele foi passando. 

Ele continuou sendo como era, homem de poucas palavras, meio rude, quieto. Mas, agora era diferente. 
E foi assim até o dia da sua morte. 

Eu me sinto feliz, por saber que eu fiz algo por ele. 
Eu só queria ter dito a ele que eu o amava.  E ainda amo. Mas eu fiquei calada e agora não dá mais pra dizer. 


Vou sentir saudade dos seus olhos azuis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário